Quantas vidas foram ceifadas na descida da Ladeira das Guaribas nos últimos anos? Que providências foram tomadas pelas autoridades? Quais os motivos de tantos acidentes naquele trecho da estrada? Que medidas devem ser tomadas para reduzir os acidentes naquele local? Essas e outras perguntas do tipo intrigam os moradores lindeiros e a sociedade do Cariri como um todo.
É sabido que no final do ano de 2007 se iniciaram as obras de desvio no trecho que liga a CE-292 à CE-386, mais precisamente na chamada Ladeira das Guaribas, no bairro das Batateiras, onde já foram registrados diversos acidentes e mais de 100 pessoas já perderam suas vidas. A obra está orçada em R$ 1,4 milhão e é uma antiga reivindicação da comunidade do bairro Batateiras e de políticos da região e os recursos são provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Público (CIDE).
A temida ladeira das Guaribas é a principal via de acesso à cidade do Crato para quem vem de Pernambuco, Piauí e cidades como Nova Olinda, Santana do Cariri, Potengi, Araripe, Campos Sales, dentre outras. Numa extensão de aproximadamente 10Km, a descida da ladeira começa em cima da serra do Araripe e acaba no posto de fiscalização da Sefaz, no bairro Batateiras, provocando um intenso desgaste no sistema de freios, devido ao uso prolongado, onde as lonas de freios não resistem à alta temperatura provocada pela pressão e os caminhões descem ladeira abaixo em alta velocidade, capotando no meio do percurso ou em cima das casas do bairro Batateiras. Outros fatores contribuem para aumentar o risco de acidentes no local, onde podemos destacar: a idade avançada dos veículos (dados da ANTT apontam que a idade média dos caminhões no Brasil supera os 15 anos e que atualmente cerca de 110 mil caminhões, ou seja, em torno de 10% do total em circulação foram fabricados há mais de 30 anos), cargas acima da capacidade permitida, falta de manutenção dos veículos e da estrada, não uso do freio motor, falta de fiscalização, falta de sinalização, excesso de velocidade, imprudência, além da fadiga do motorista.
Diante desse cenário, uma pergunta nos intriga: Será que o desvio da Batateiras será suficiente para diminuir os acidentes naquele local? De certo que não, pois a maioria dos acidentes ocorre entre o posto policial e o CAIC, portanto antes do desvio, alem do que, a obra por si só não elimina o risco de acidentes, mas evita que o caminhão tombe sobre as casas do bairro Batateiras. Certamente é uma obra necessária, mas se não forem implementadas uma série de outras medidas para mitigar os riscos de acidentes (conscientização e educação dos motoristas, melhoria das condições da estrada, sinalização, fiscalização, redutores de velocidades, áreas de escape...), será mais uma obra que beneficiará apenas os políticos que brigam pela paternidade da criança, pois, em pouco tempo, outras casas surgirão às margens do desvio e estarão à mercê do mesmo perigo.
Jefferson Luiz Alves Marinho
Eng° Civil e de Segurança do Trabalho
Perito Judicial
Coordenador do Curso de Construção Civil da URCA.
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